Em 2024, surgiram relatos de que o quadro da Royal Enfield Himalayan 450 quebrou em alguns casos específicos. Isso gerou preocupação entre proprietários e interessados na moto, questionando a integridade estrutural do modelo. Para esclarecer a situação, a Royal Enfield investigou a fundo os casos para entender a raiz do problema.
O que aconteceu com a Himalayan 450?
Foram registrados dois casos em que o quadro da Himalayan 450 quebrou, tornando a moto inutilizável. Assim que tomou conhecimento dos incidentes, a Royal Enfield iniciou uma análise detalhada para identificar a causa do problema.

Qual foi a causa do problema?
Após investigações, os engenheiros da Royal Enfield concluíram que, em ambos os casos, os proprietários haviam instalado protetores de motor não homologados para Royal Enfield. Esses protetores utilizavam parafusos que não seguiam as especificações originais da fábrica.
O chassi da Himalayan 450 foi projetado para trabalhar em conjunto com o motor, que tem um papel estrutural importante. O quadro é fixado ao motor por dois parafusos com torque específico e um espaçador essencial para manter a resistência da estrutura. No entanto, os acessórios de terceiros substituíram esses parafusos por outros de tamanhos e torques inadequados, comprometendo a integridade do chassi.

O uso de acessórios não originais pode ser um risco
A Royal Enfield reforça em seu manual que o uso de acessórios não homologados pode invalidar a garantia da moto. Isso acontece porque peças não originais ou não homologadas, podem alterar a distribuição de peso e a resistência do chassi, causando problemas estruturais.
Quando a Himalayan 450 foi lançada, a alta demanda fez com que alguns proprietários buscassem acessórios de terceiros. No entanto, a recomendação oficial da marca é utilizar apenas peças originais de fábrica, desenvolvidas e testadas junto à motocicleta para garantir segurança e durabilidade.

A Himalayan 450 tem problemas estruturais?
Diferente da primeira versão da Himalayan, que enfrentou críticas sobre sua resistência, a nova 450 não apresenta falhas estruturais de fábrica. Os casos relatados foram resultado do uso de acessórios incompatíveis, e não de um erro de projeto.
Ainda assim, especialistas sugerem que a Royal Enfield poderia revisar o design do quadro para minimizar o impacto do uso de acessórios não originais. Como a marca é muito popular entre motociclistas que gostam de personalizar suas motos, um sistema mais flexível poderia evitar problemas semelhantes no futuro.

Conclusão
Se você já tem ou pretende adquirir uma Royal Enfield Himalayan 450, fique tranquilo. A estrutura da moto é confiável, desde que utilizada com acessórios adequados. Para garantir a longevidade da sua motocicleta e evitar problemas com a garantia, opte sempre por peças originais recomendadas pela fabricante.
Fonte: Team Evo India